Por intermédio do deputado distrital Chico Leite (PT), que assumiu compromisso com os bancários do Banco Regional de Brasília (BRB), através do Sindicato dos Bancários de Brasília, agora os bancários do BRB, a exemplo do que ocorre na Caixa e no BB, também poderão eleger seu representante para o Conselho de Administração (Consad) da instituição financeira.
O projeto de lei 248/11, de autoria do também deputado Chico Vigilante (PT) e que vinha enfrentando resistência por parte do governo para sua aprovação, foi apresentado ainda no ano de 2011, encontrava-se parado na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da CLDF. Por solicitação do deputado, foi pedida prioridade para apreciação do texto, ao qual foram juntados outros dois que versam sobre critérios para a ocupação do cargo de conselheiro nas empresas do GDF.
Trata-se de mais um passo importante na busca de mais transparência no BRB. Com a eleição de um funcionário do banco para o Consad, o Sindicato acredita que haverá um ganho significativo na governança da instituição e dará muito mais segurança ao conjunto dos trabalhadores, que, por intermédio do conselheiro eleito, terão acesso à formulação da política estratégica do BRB.
O projeto vai agora à sanção do governador, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. O Sindicato acredita que, embora em um primeiro momento o governo tenha demonstrado indisposição com relação a ele, agora não frustre o anseio dos trabalhadores das estatais do DF, e sancione-o, de forma que os trabalhadores destas empresas, inclusive os do BRB, possam contar com mais esse fundamental instrumento de governança e transparência na gestão do banco.