Os atos em defesa dos bancos públicos realizados todas as quartas-feiras pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO) continuam. Na última quarta-feira (11), o palco foi a agência da Caixa Econômica no Centro do município de Ji-Paraná.
O dirigente sindical da Regional Ji-Paraná, Irineu Almeida, foi àquela agência e, com a presença de outros empregados, entregou a cartilha "Em Defesa dos Bancos Públicos" e falou ao público sobre a importância de lutar contra o projeto de privatização do governo Temer, que pode culminar com a extinção de vários programas sociais importantes para a população brasileira.
O ato durou das 8h às 9h e, de acordo com o dirigente sindical, serão intensificadas as reuniões com os funcionários e empregados dos bancos públicos de Ji-Paraná e região, a fim de ampliar a participação do trabalhador contra este desmonte de importantes bancos da região como a Caixa, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia.
Dia Nacional de Luta
A ameaça de abertura de capital da Caixa Econômica Federal, como tem alertado o movimento nacional dos empregados do banco e noticiado a imprensa, será um dos temas do Dia Nacional de Luta, na próxima quarta-feira (18). Em todo o país, entidades como Fenae, Apcefs, centrais sindicais, Contraf-CUT, federações e sindicatos de bancários vão mobilizar trabalhadores e sociedade em defesa da manutenção do banco 100% público.
O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, garante que a luta contra a privatização da Caixa será intensificada. “O projeto do governo Temer para fatiar e entregar setores do banco para a iniciativa privada está mais claro e a cada dia. Por isso, o envolvimento de todos os brasileiros é urgente, só assim vamos evitar a entrega do nosso patrimônio. Foi com esse objetivo que lançamos, no início do mês, a campanha ‘Defenda a Caixa você também’”, afirma.
Tuitaço
No Dia de Luta, serão realizados três tuitaços com #DefendaACaixaVocêTambém. De 8h às 9h, das 17h às 18h e das 20h às 21h, o objetivo é mobilizar todo o país com postagens, no Twitter e no Facebook, com a hashtag da campanha. “Queremos colocar nossa luta entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, mostrando a força que temos e angariando mais apoio para essa dura batalha em prol da Caixa 100% pública”, acrescenta Jair Ferreira.
Leia também:
> Quarta-feira é Dia Nacional de Luta
> Contraf-CUT orienta realização de atos em unidades da Caixa
> Os empregados da Caixa precisam se mobilizar contra a privatização
> Entidades preparam Dia de Luta em defesa dos participantes da Funcef
> Fenae apresenta Relatório do Contencioso à Previc