Os bancários mostraram solidariedade e ato de cidadania ao comparecer nesta quarta-feira (28/09) ao Centro de Hamatologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) para doar sangue na campanha do Sindicato dos Bancários do Piauí. Mesmo em greve, a categoria fez questão de ajudar e ao mesmo tempo protestar contra a intransigência dos banqueiros.
O delegado sindical da Caixa Econômica Federal da cidade de Barras, Jackson Iratan disse que veio somente para doar sangue. “Não existe forma melhor de mostrar solidariedade e, ao mesmo tempo, descontentamento quanto aos banqueiros”, frisa, comentando que esta foi a primeira vez que doou sangue.
O bancário falou que já tinha vontade de fazer isso e ao tomar conhecimento da campanha pelas redes sociais, decidiu por fazer esse ato. “Já que o banco não faz sua parte social, nós podemos fazer através da doação de sangue e ajudar a quem precisa”, reforça, mencionando que se sente bem com tal atitude.
Mas ele não foi sozinho, já que levou a esposa, a enfermeira Carla Maria. “Já doei sangue outras vezes e acho importante este tipo de mobilização organizada pelo Sindicato dos Bancários do Piauí”, relata, comentando que não tem burocracia para fazer a doação. “É super tranquilo e rápido para fazer a coleta”.
Quem também dou pela primeira vez foi a bancária do Santander, da Universidade Federal do Piauí, Sônia Nascimento, que aproveitou e convidou mais um colega para abraçar a campanha. “São quatro vidas que salvamos com uma doação, e é um ato tão simples”, resume, mencionando que pretende continuar doando.
Segundo Hortênsia Rocha, supervisora de coleta externa do Hemopi, a campanha teve boa repercussão até mesmo por conta do respaldo que os bancários têm na sociedade. “Estamos confiante que podemos ter novos doadores fidelizados e isso vai ajudar o banco de sangue do Hemopi a ter estoque constante”, avalia.
Ela conta que este tipo de campanha estimula e incentiva outras instituições a seguir o mesmo exemplo do SEEBF-PI. “Sabemos que é uma contribuição de forma concretar e importante para o Hemopi”, diz Hortênsia.
A jovem Iohana Maria Alves Coelho, funcionária da Apcef-PI também foi doar sangue pela primeira vez. “Sempre tive vontade de doar e apareceu a oportunidade, então, pesei em ajudar a quem precisa”.
Ela estava acompanhada do amigo Vitor Dias que também fez questão de fazer a doação de sangue. “Acho importante ajudar o próximo e espero incentivar outras pessoas com este ato”, pondera o rapaz.
O bancário Gesiel Alves de Sousa Filho, do Santander, frisa que as pessoas têm a mentalidade que nunca vão precisar de sangue, “mas é sempre bom a população se conscientizar e procurar o Hemopi para fazer a doação, pois ninguém sabe o dia de amanhã”, observa, mencionando que acha válida a iniciativa do Sindicato dos Bancários do Piauí.
Por sua vez, as diretoras do SEEBF-PI Francisca de Assis e Hortência Bezerra fizeram sua parte e aproveitaram para doar sangue. “Temos ciência da nossa responsabilidade de cidadão de colaborar para ajudar as pessoas que possam a vir precisar de sangue e esta campanha tem a missão de despertar no bancário o lado humano de ajudar o próximo”, ressalta Francisca de Assis.
Para finalizar, Hortência Bezerra afirmou que a intenção do SEEBF-PI é dar continuidade à campanha e fazer essa mobilização periodicamente. “Dessa forma, vamos dar exemplo para que outros sindicatos façam o mesmo”, conclui.