Emenda 3: Banc rios protestam em ritmo junino em Recife

(Recife) O protesto pela manutenção do veto à emenda 3 ganhou música de forró entre os bancários pernambucanos. A versão da música "Na emenda", do Trio Nordestino, já tinha sido levada à manifestação na Caixa Econômica, dia 10 de abril. Nesta segunda 23, foi a vez do prédio da agência Centro do Banco do Brasil. O trio de forró pé-de-serra chamou a atenção dos clientes, que paravam para escutar os dirigentes e ler o jornal sobre o assunto produzido pela CUT – Central Única dos Trabalhadores.

 

As manifestações ocorreram em todo o país. Em São Paulo, a população enfrentou um início de manhã tumultuado em função da paralisação dos principais meios de transporte – ônibus e metrô. A interrupção durou menos de duas horas, mas causou aglomeração de passageiros nos terminais de ônibus e estações do metrô. De um total de 35 mil motoristas e cobradores, 6 mil cruzaram os braços de manhã. Trabalhadores rurais ligados a Contag colocaram o tema como um dos eixos do "Grito da Terra" e fizeram manifestações em 26 estados.

 

Segundo o ministro Guido Mantega, o governo federal deve enviar um novo projeto, nas próximas semanas, ao Congresso para solucionar o impasse em relação ao veto.

 

O debate sobre a emenda 3 atraiu a atenção da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Segundo a coordenadora nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da OIT, Patricia Audi, o Brasil vem sendo reconhecido como exemplo no assunto, principalmente graças à atuação dos auditores fiscais do trabalho. Esse programa pode ser comprometido com a aprovação da emenda 3. Ela retira dos fiscais a possibilidade de punir quem foge da carteira assinada. Deixa apenas à Justiça a decisão sobre vínculo trabalhista.

 

Fonte: Fabiana Coelho/Seec-PE com Agência CUT e Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram