Mobilização contra precarização do emprego dos trabalhadores
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região organizou, na manhã desta quinta-feira, dia 4, um ato na região central da capital contra o PL 4330. Os bancários realizaram uma caminhada na Rua XV de Novembro, a partir do HSBC Palácio Avenida, e passaram pelos bancos do trajeto até a Marechal Deodoro.
O manifesto teve como objetivo o esclarecimento da população e dos trabalhadores dentro das agências, que receberam um informativo sobre o projeto de lei que regulamenta as terceirizações. Não houve paralisação do atendimento bancário.
O PL 4330, se aprovado como está, irá regulamentar a terceirização nas atividades-fim das empresas e os trabalhadores bancários estão entre os mais prejudicados, já que os empregos podem ser substituídos por trabalhadores que não terão os mesmos direitos convencionados e garantidos aos bancários.
A proposta da CUT é a proibição da terceirização na atividade-fim; a igualdade de direitos, condições de trabalho e salários de trabalhadores diretos e terceirizados; a responsabilidade solidária entre empresas contratantes e contratadas.