O Federal Reserve, banco central norte-americano, conduzirá um teste de estresse em 31 instituições financeiras, anunciou em comunicado na noite de terça-feira 22.
Tal medida faz parte da análise anual do capital destas instituições exigida pela autoridade, cuja entrega deve ocorrer até 9 de janeiro de 2012 e é necessária para estabelecer o quanto de capital tais bancos necessitam para se manter em condições adversas.
“O objetivo dos planos anuais de capital (…) é garantir que as instituições tenham um plano robusto, visando o futuro, que levem em conta seus riscos únicos e que ajude a garantir que essas instituições tenham capital suficiente para continuarem a operar em tempos de estresse econômico e financeiro”, justificou-se o Federal Reserve.
Tais bancos serão divididos em dois grupos, sendo 19 destes os que participaram da revisão dos planos anuais de capital neste ano e mais 12 instituições com ativos superiores a US$ 50 bilhões que não participaram dos testes anteriores. O Federal Reserve alertou que somente irá autorizar aumento na distribuição de dividendos ou de outros tipos de proventos às instituições cujos planos forem aprovados e que consigam manter a saúde financeira após o pagamento.
Teste mais rígido a grandes bancos
Além disso, os seis maiores bancos dos EUA terão um teste mais complexo, sendo necessário estimar as perdas potenciais de um hipotético choque nos mercados globais, que serão baseados em movimentos de preços registrados na segunda metade de 2008, com ajustes para incorporar as potenciais mudanças de preços nos títulos soberanos europeus e dos setores financeiros.
Estes bancos também conduzirão um teste com base em sua carteira de negócios, nas suas posições de private equity e na exposição de crédito aos seus pares com base no fechamento de 17 de novembro.