A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam a mesa temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com a Fenaban, nesta quarta-feira (9), às 15h, na sede da entidade patronal, em São Paulo. Entre as pautas a serem discutidas estão o Programa de Reabilitação Profissional (cláusula 44ª da Convenção Coletiva de Trabalho-CCT), o GT de Análise dos Afastamentos, que agora será permanente. Além da cláusula 57ª da CCT, a qual dispõe sobre o desenvolvimento de programas para a melhoria contínua das relações de trabalho, e a participação e avaliação do PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional) pelos empregados dos bancos.
“As questões de saúde e condições de trabalho também foram mobilizadoras na campanha nacional. Queremos o compromisso dos bancos para que as medidas sejam efetivamente aplicadas, como a nova cláusula 57ª, conquistada neste ano. Ela determina que a Fenaban institua, em cada banco, uma comissão paritária para acompanhamento e implementação de políticas que intervenham nos ambientes de trabalho, com objetivos de melhorar as relações e condições de trabalho. A representação dos trabalhadores precisa estar atenta e ser atuante neste processo”, afirma o secretário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Contraf-CUT, Walcir Previtale.
O site da Contraf-CUT divulgou reportagens especiais sobre os temas que serão debatidos com a Fenaban. Confira:
GT de Análise dos Afastamentos deixa de ser transitório e passa a ser permanente
Nova cláusula 57ª da CCT representa importante conquista neste ano
Cláusula sobre reabilitação profissional será prioridade na mesa de saúde com Fenaban
Agenda
O Coletivo Nacional de Saúde se reúne na sede da Confederação, às 10h, também em São Paulo, para tratar das pautas da reunião com a Fenaban.