Presidente eleito, Davi, e a candidata pela chapa 2, Rosario Braga
A nova Direção e Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários do Maranhão gestão 2009/2012 foi definida em apuração na última sexta com vitória da chapa 1 (Unidade, Resistência e Luta). Foram 1.526 votos contra 1.193 para a chapa 2 (Democracia e Unidade pra Avançar). No total, foram coletados 2.778 votos dos 3.520 bancários aptos a votar.
Para o presidente eleito, David Sá Barros (BB), passada a disputa é hora de reorganizar a unidade para avançar na luta. “O importante é a unidade da categoria. A chapa 1 foi eleita para comandar o Sindicato dos Bancários do Maranhão, mas somos todos nós, juntos, que fortaleceremos a luta em defesa da categoria”, disse logo após o anúncio da vitória pelo juiz Douglas Martins, que presidiu a mesa de apuração.
O atual presidente do Sindicato, Raimundo Costa, comporá a nova diretoria na Secretaria de Assuntos Previdenciários.
A bancária Rosário Braga (Bradesco), que disputou a presidência pela chapa 2, parabenizou a chapa 1 e desejou “que a chapa vencedora faça o melhor trabalho possível para todos nós bancários e bancárias”.
O Vice-Presidente da Contraf/CUT, Neemias Souza Rodrigues, parabeniza a chapa vencedora e reforça que muitos bancários acreditaram no programa da chapa 2 procurando esclarecer as propostas para o funcionalismo da categoria. “Continuaremos na luta para que os bancários e bancárias do Maranhão se integrem cada vez mais aos debates nacionais da categoria, contribuindo no enfrentamento aos banqueiros e governos”, afirma Neemias.
Participação
A grande participação dos bancários foi destaque nesta eleição. O quórum mínimo de 50% dos associados para validar o pleito, foi ultrapassado e atingiu 78%. “Esta grande participação da categoria e todo o processo eleitoral marcado pela transparência e tranquilidade expressam, sem qualquer questionamento, a vontade dos bancários. Avalio que esse tipo de ação fortalece o movimento sindical bancário no Maranhão e por isso todos estão de parabéns”, falou o juiz Douglas Martins, da Comarca de Pedreiras, que presidiu a mesa apuradora, secretariada pelo advogado e vice-presidente da OAB, Guilherme Zagallo.