Foi encerrado na última sexta-feira, dia 21, o segundo módulo do Curso de Formação de Dirigentes Sindicais da Contraf-CUT – “Sindicato, Sociedade e Sisitema Financeiro” na Fetec Nordeste. O curso é promovido pela confederação em parceria com o Dieese.
O segundo módulo tratou de temas técnicos, como papel da moeda e do crédito, acordo de Breton Woods, acordo de Basileia, sistema financeiro nacional e internacional, o papel e os efeitos das políticas monetária, fiscal e cambial, e a crise econômica internacional. Também foram discutidas as propostas de regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal de 1988, que trata do sistema financeiro nacional, e o papel dos bancos públicos.
“A participação de todos no curso foi muito boa e importante, pois sem ela o curso não atingiria o seu objetivo de construir novos conhecimentos unindo as informações técnicas trazidas e a experiência que cada um tem e traz consigo”, afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT. “A etapa foi um sucesso, que o grupo espera alcançar novamente no terceiro e último módulo do curso que se realizará de 6 a 11 de junho, também em Pernambuco”, completa.