(Umuarama) Bancários de todo o Brasil já iniciaram os preparativos para as negociações salariais de 2006. O primeiro evento, no Paraná, será a Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que acontece nos dias 15 e 16.
Antecedendo esse processo, já está em andamento a Pesquisa Nacional dos Bancários. A pesquisa tem o objetivo de levantar informações e opiniões dos bancários a respeito da Campanha Nacional. Os dados coletados subsidiarão o Comando Nacional dos Bancários no planejamento das ações que serão desenvolvidas durante as negociações.
O questionário da pesquisa procura identificar junto aos entrevistados, entre outros pontos, quais reivindicações devem ser priorizadas no momento da negociação, considerando o conjunto de cláusulas econômicas, sociais e sobre saúde e condições de trabalho; o bancário é perguntado também sobre o percentual de aumento real que deve ser reivindicado e de que forma pretende participar das atividades de Campanha que serão desenvolvidas pelos sindicatos, além de conter um espaço para sugestões.
“A pesquisa demonstra mais uma vez o grau de organização e de democracia dos sindicatos de bancários da CUT. Os bancários têm participado dela com bastante seriedade. Temos certeza de que seu resultado vai influir positivamente na definição de nossa estratégia de organização da Campanha salarial”, afirmou Paulino Alves de Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região.
Fonte: Seeb Umuarama, Assis Chateaubriand e Região