7§ Congresso da Fetec SP prioriza defesa da sa£de e constru‡Æo do ramo

(Nazaré Paulista) Começou nesta quinta-feira, 23/11,

em Nazaré Paulista (SP), o 7º Congresso da FETEC/CUT-SP. Com 212 delegados inscritos, o evento deverá priorizar para o próximo período as lutas em defesa da saúde e no sentido de estender a representação sindical para além da categoria bancária. Esses foram os temas reiterados pelas liberanças sindicais presentes na mesa de abertura do congresso, na noite desta quinta-feira, ao mesmo tempo em que destacaram a importância da FETEC SP na condução das atuações no estado de SP.

 

O secretário geral da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Carlos Cordeiro, parabenizou a ousadia da FETEC SP na sua participação na criação da CONTRAF/CUT no início deste ano. “O apoio da federação cutista foi determinante para criarmos a nova entidade, cuja missão é estender a representação sindical para os cerca de 1 milhão de trabalhadores que atualmente estão envolvidos com as diversas atividades do ramo financeiro. Aliás, o mote desse congresso, ‘integrando o ramo e unindo forças’, comprova que uma das preocupações centrais da FETEC SP é justamente essa”.

 

O presidente da CUT/SP, Edílson de Paula, reforçou o papel da federação cutista nos embates que deverão surgir ao longo dos próximos quatro anos com a reeleição do governo do PSDB no estado. “As dificuldades serão grandes, pois tudo indica que prosseguirão o desmonte do estado, com riscos de novas privatizações, além dos ataques aos trabalhadores. Por isso, os sindicatos precisarão manter-se articulados de forma a enfrentar os ataques e aí o papel da FETEC SP será fundamental”, destacou o dirigente ao apontar também a necessidade de as entidades sindicais se prepararem para fazer o debate em defesa dos salários e dos direitos dos trabalhadores frente a uma conjuntura nacional com baixa inflação.

  

Às atuais lutas sindicais, a presidente da Associação dos Aposentados do Estado de SP, Glória Abdo, acrescentou a necessidade de priorizar a defesa das mulheres e dos aposentados. Glória Abdo fez um relato histórico das lutas das mulheres, desde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho e no movimento sindical há algumas décadas até a atual evolução, com pressões por igualdade de oportunidades.

  

O deputado estadual eleito no último mês de novembro, Cido Sério, também presente na mesa de abertura do congresso, reconheceu o papel desempenhado pela FETEC SP até o momento, mas lembrou que ainda há muito por vir. “Muito foi feito nesses 17 anos, mas todos precisam ter em mente que o trabalho não acaba aqui. Precisamos ficar atentos para continuarmos trabalhando conforme os anseios dos trabalhadores e da sociedade em geral”.  

 

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram