As queixas de clientes das instituições financeiras pela cobrança de serviço não contratado tiveram crescimento de 239,7%. A notícia foi divulgada em reportagem do Jornal da Tarde desta terça 22, a partir de informações do Banco Central.
De acordo com a reportagem, entre janeiro e outubro deste ano ocorreram 1.512 queixas contra 445 em igual período de 2010. Além disso, Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú, Bradesco e Santander somam 98,2% das denúncias dos clientes sobre esse tipo de cobrança.
Ranking
No mais recente ranking de reclamações divulgado pelo BC, do mês de outubro, os cinco primeiros colocados (com mais de um milhão de clientes) foram Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC.
Em todos eles, mantendo a toada dos demais meses de 2011, os débitos não autorizados são apontados como a principal irregularidade das instituições financeiras, seguida por esclarecimentos incompletos, cobrança indevida de cartões, entre outros.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo defende que para melhorar o serviço aos clientes e usuários das agências é necessário que as instituições financeiras investam na melhoria das condições de trabalho, por meio de mais contratações e fim das demissões, das metas abusivas e do assédio moral.