(São Paulo) Na última sexta-feira, dia 13, o Conselho Deliberativo da Cassi decidiu em reunião extraordinária atender às reivindicações da Contraf-CUT e da Comissão de Empresa, garantindo a democracia e a transparência da gestão da Cassi. Entre as demandas, estão a manutenção da necessidade de votação pelo corpo social do relatório de prestação de contas, cláusula de transição para as exigências para concorrer a cargos na Cassi e melhor detalhamento da cláusula dos dependentes indiretos, fechando brechas para que o banco não fuja dessa dívida.
Dessa forma, a Contraf-CUT e a Comissão de Empresa dos funcionários recomendam a aprovação da proposta de novo estatuto. “Entendemos que se chegou ao resultado possível nas negociações, principalmente porque precisamos implementar o acordo que vai resolver os problemas de custeio da Cassi”, afirma Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa.
A votação sobre o novo estatuto da Cassi acontecerá entre os dias 18 e 30 de abril. O pessoal da ativa pode votar pelo SisBB, enquanto aposentados e pensionistas podem participar pelo telefone 0800-729-0808.
Veja os principais pontos do acordo de custeio
Contribuição
Imediata regularização do percentual de recolhimento da contribuição patronal sobre o salário dos funcionários admitidos a partir de 1998, conforme reza o artigo 21 do estatuto da Cassi.
Déficit
Assunção pelo Banco do Brasil do déficit operacional dos dependentes Indiretos.
Fator Moderador
Instituição de fator moderador em exames laboratoriais e radiológicos, respeitados aspectos técnicos e limitados a 1/24 do salário bruto.
Plano Odontológico
Introdução da cobertura assim que verificado o equilíbrio do plano.
Integralização
Aporte de 300 milhões para investimento em serviços próprios, implementando o projeto de saúde da família. Serão quatro parcelas: 150 milhões em 2007 e mais 3 parcelas de 50 milhões corrigidos pelo INPC.
Estatuto
Reforma estatutária contemplando a negociação de aspectos relacionados a modelo de gestão e mecanismo de custeio, entre outras atualizações necessárias.
Fonte: Contraf-CUT