Banc rios do ES debatem reestrutura‡Æo no Banco do Brasil

(Vitória) O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo promove nesta quinta-feira, dia 24, às 18h30, um debate com o economista Helder Gomes, que fez uma análise do pacote de reestruturação do Banco do Brasil por solicitação da entidade. Em discussão, os rumos do BB após essas medidas e os impactos para o funcionalismo e a sociedade. O evento vai acontecer no auditório do Sindicato, em Vitória, e é aberto.

 

A reestruturação do BB está inserida num contexto de concentração do sistema financeiro através de processos de fusões e aquisições de bancos. O Governo já fala, inclusive, em incorporação pelo BB de bancos estaduais e federalizados, como é o caso do BESC. A discussão, portanto, envolve todo o sistema financeiro e interessa aos bancários de um modo geral.

 

Hoje os funcionários do Banco do Brasil realizam protestos em várias cidades do país. Na assembléia realizada ontem, dia 22, em Vitória, os bancários decidiram intensificar a mobilização dos capixabas para inseri-los no movimento nacional contra o pacote.

 

Audiência

A Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza hoje, dia 23, às 14 horas, audiência pública para debater o Plano de Reestruturação do BB. Foram convidados para a audiência o presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro/CUT (Contraf-CUT), Vagner Freitas de Moraes; o diretor-administrativo da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul, Mauro Rui Tellitu Cardenas; e o representante da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil Marcel Barros. A audiência foi solicitada pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA), Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Tarcísio Zimmermann (PT-SP).

 

Encontro

O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil será realizado no próximo sábado, dia 26, das 9 às 14 horas, na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília. O objetivo é debater o pacote do BB e definir ações nacionais contra essa reestruturação.

 

Pacote

O pacote da direção do BB, lançado no dia 7 de maio, inclui medidas de terceirização de serviços, redução de dotações, extinção de órgãos regionais, eliminação de negócios menos rentáveis e extinção de postos de trabalho. O pacote também prevê a redução de quadros através de planos de demissão voluntária e de aposentadoria.

 

No Espírito Santo o impacto já está sendo sentido nas agências, que estão tendo redução no número de caixas. Na agência Carapina, por exemplo, dos oito caixas efetivos, que trabalhavam até o lançamento do pacote, só restaram cinco. No total, o BB anunciou que 83 cargos de caixas serão extintos no Espírito Santo. Isso vai significar mais tempo perdido nas filas e piora no atendimento aos clientes.

          

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram