(Vitória) Na manhã desta quinta-feira, 13, os bancários capixabas retardaram por duas horas a abertura de todas as agências localizadas na Avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória. O protesto foi parte da programação do Dia Nacional de Lutas, com o objetivo de pressionar os banqueiros a avançarem nas negociações da Campanha Nacional 2007. As agências dos bancos Mercantil do Brasil, Santander, HSBC, CEF Beira-Mar, Bradesco, Banco do Brasil Pio XII e Banco do Brasil Porto só abriram ao meio-dia.
A terceira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos começou hoje pela manhã, em São Paulo. O presidente do Sindicato dos Bancários/ES, Carlos Pereira Araújo – o Carlão – avalia que os banqueiros estão “enrolando” sobre reivindicações legítimas, que já deveriam ter sido atendidas, como a reposição das perdas, o reajuste salarial e a isonomia.
O retardamento da abertura das agências demonstra que os bancários estão insatisfeitos com a negativa dos banqueiros em atender as reivindicações da categoria. “Os trabalhadores estão acompanhando as negociações atentamente. Os clientes também apóiam a mobilização, pois sabem que o fim das grandes filas e da cobrança arbitrária de tarifas está entre as nossas bandeiras. A assembléia do dia 18 de setembro poderá definir por uma paralisação de 24 horas no dia 20. Se os patrões persistirem com a intransigência, poderá haver greve por tempo indeterminado”, destaca Carlão.
Fonte: Seeb ES