(São Paulo) A Contraf-CUT realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, o 2º Seminário Nacional sobre Diversidade nos Bancos. O evento tem o apoio e a parceria da Fetec CUT/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
O principal objetivo do Seminário é elaborar propostas para eliminar as desigualdades ainda existentes dentro dos bancos, sejam na contratação ou na ascensão profissional. Além de elaborar propostas, o Seminário vai promover um amplo debate a respeito da diversidade nos bancos, com a presença de Otávio Brito Lopes, vice-procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Márcia Vasconcelos, da OIT Brasil, e Mário Sergio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Fenaban.
“A Contraf convidou a diretoria dos bancos para apresentarem seus programas de diversidade. Também estudamos os balanços sociais do banco para debater com as empresas durante o evento. Queremos acompanhar de perto os programas adotados pelas instituições financeiras. Principalmente neste momento em que garantimos a criação do chamado ‘Mapa da Diversidade’ nos bancos”, explicou Arlene Montanari, secretaria de Políticas Sociais da Contraf-CUT.
Veja abaixo a programação do Seminário:
Dia 20
9h – Recepção e credenciamento com café
10h – Abertura
11h – Introdução ao Evento – Arlene Montanari
12h – HSBC – Mauro Raphael
12h30 – Debates
13h – Almoço
14h30 – OIT – Apresentação do relatório global sobre a discriminação no mundo do trabalho – "Igualdade no Trabalho – Enfrentando os Desafios" – Márcia Vasconcelos – Oficial de Projeto – Área de Gênero e Raça – Escritório da OIT no Brasil
15h – Debates
15h30 – Café
16h – Banco Bradesco – Iracema Franco Mayer Macario
16h30 – Debates
17h30 – Encerramento do primeiro dia
Dia 21
9h30 – Banco do Brasil – Programa de Diversidade – Jandira Pacheco Barbosa
10h – Caixa Econômica Federal – Programa Caixa de Diversidade – Glória Francisca Gonçalves Gerente de Padrões e Planejamento – GEINP/SUPES
10h30 – Debates
11h – Café
11h15 – Banco Itaú – “Programa de Diversidade Corporativa” – Renata Tubini
11h45 – ABN AMRO Real – Maria Cristina Carvalho
12h15 – Debates
13h – Almoço
14h30 – Rodada Especial
Fenaban – Mário Sergio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais
MPT – Otávio Brito Lopes, vice-Procurador Geral do MPT
Contraf CUT – Arlene Montanari, secretaria de Políticas Sociais
15h30 – Debates
16h30 – Café
16h50 – Propostas e encaminhamentos
18hs – Encerramento do evento
Fonte: Contraf-CUT