(Brasília) A nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília, eleita em maio, tomou posse nesta segunda-feira, 2 de julho, em cerimônia que lotou o Teatro dos Bancários com centenas de militantes da categoria e dirigentes de entidades sindicais do DF e de todo o país, incluídos vários membros da Diretoria Executiva da CUT Nacional, além de parlamentares.
“Nosso compromisso para esses próximos três anos é lutar de forma intransigente pelos direitos dos bancários, pela construção da organização dos trabalhadores do ramo financeiro, pelo fortalecimento da luta da classe trabalhadora e em defesa do papel dos bancos públicos como agentes do desenvolvimento econômico e social”, disse o novo presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, em seu discurso de posse.
O presidente da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos, destacou a importância do Sindicato de Brasília e da categoria bancária na história de lutas dos trabalhadores brasileiros, “tanto pela combatividade quanto pela criatividade e pela ousadia na formulação das pautas de reivindicações” do movimento sindical.
Vagner Freitas, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), lembrou os desafios imediatos do movimento sindical bancário diante das transformações do sistema financeiro e elogiou a renovação de quadros dirigentes que vem sendo empreendida pelo Sindicato de Brasília.
“Espero que o companheiro Rodrigo tenha uma trajetória muito feliz e pode contar desde já com o apoio dos 110 sindicatos do país filiados à Contraf-CUT”, acrescentou Vagner Freitas.
Participaram ainda da mesa na cerimônia de posse a presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte, Sônia Rocha; o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no DF, Antônio Apolinário; Antônio Giroto, membro da direção do Partido Popular Socialista (PPS) no DF; e o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brasília, Chico Vigilante, que defendeu a necessidade de os sindicatos e os partidos políticos progressistas, “diante dos escândalos das últimas gestões, defenderem o BRB como banco público importante para o desenvolvimento econômico e social do DF”.
Em seu pronunciamento de despedida como presidente do Sindicato, Jacy Afonso (que continuará na diretoria), fez um breve balanço da gestão que encerrou o mandato e chamou a atenção para a importância do movimento sindical “nesse momento histórico que vivemos no Brasil, que atrai a atenção e a esperança dos trabalhadores não só da América Latina, mas de todo o mundo”.
Jacy Afonso encerrou o discurso desejando sucesso à nova diretoria , citando um trecho do poema "Desejo", de Victor Hugo: “Desejo ainda que você tenha adversários. Nem muitos, nem poucos. Mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas. E que, entre eles, haja pelo menos um que seja justo para que você não se sinta demasiado seguro”.
Fonte: Seeb Brasília