II Congresso da Fetec-CUT/SC termina em impasse devido a irregularidades

O II Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito da CUT de Santa Catarina (Fetec/CUT-SC), ocorrido no último sábado, 1º de maio, em Blumenau, terminou em impasse e no desmembramento em dois eventos simultâneos.

A realização de dois Congressos ocorreu porque a maioria da então direção da federação decidiu, antes de iniciar o evento, credenciar todos os 76 delegados previstos na relação de convocação do congresso, mesmo que entre as entidades houvesse sindicatos que não se encontravam estatutariamente em condições de participar do evento.

“Diante da situação colocada, a CUT e a Contraf-CUT lamentaram não ter sido possível a construção de um acordo que respeitasse as regras democráticas e estatutárias da Federação e da Central. Dessa forma, seria possível reconhecer como Congresso legitimo e legal aquele que se pautou pelas regras estatutárias de ambas entidades, uma vez que buscaram observar todos os critérios do evento”, afirma Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT e delegado nato.

A Contraf-CUT também esteve representada pelo secretário-geral, Marcel Barros, pelo vice-presidente, Neemias Souza Rodrigues. Ainda participaram o presidente da CUT de Santa Catarina, Neudi Antonio Giachini, a secretária-geral Anna Julia Rodrigues e vários diretores executivos da entidade.

Irregularidades

De acordo com as orientações do próprio Congresso, que garantia proporcionalidade direta nas eleições dos delegados, quatro dos nove sindicatos da base da Fetec-SC não estavam aptos a participar do evento.

O Sindicato dos Bancários de Chapecó desfiliou-se da CUT e filiou-se à CTB. Não é filiado à Contraf e o estatuto da Fetec-SC permite a participação somente dos sindicatos filiados à CUT.

O Sindicato dos Bancários de Joaçaba não concretizou a filiação à CUT. Apesar de ter sido aprovado o ingresso em assembléia no ano de 2009, não foi enviada documentação para concretizar a filiação.

O Sindicato dos Bancários de São Miguel do Oeste se encontra inadimplente com a CUT desde 2008.

Já o Sindicato dos Bancários de Blumenau não garantiu o credenciamento dos delegados eleitos em assembléia da chapa minoritária, que atingiu mais de 28% dos votos. Portanto, ela teria direito a três delegados.

O cenário gerado pela então maioria da direção da federação levou os delegados da Articulação Bancária e da CSD ao não credenciamento organizado. Após muitas tentativas de negociação, instalaram-se dois congressos.

Congresso estatutário

Foi composto por 35 delegados. Todos dentro das regras estatutárias da CUT e Fetec-SC, assim como dentro das regras de orientação do evento. A delegação da chapa minoritária de Blumenau, apesar de ter direito a três delegados, credenciou apenas dois, por não ter garantido a cota de gênero.

Participaram todos os delegados dos Sindicatos de Criciúma, Araranguá e Videira, 20 delegados de Florianópolis, 2 do Sindicato de Blumenau e mais 5 delegados natos dos 10 inicialmente previstos no Congresso.

O Congresso elegeu como coordenador da secretaria-geral, Valdir Machado da Silva, dirigente do Sindicato de Criciúma e funcionário do Itaú Unibanco.

Veja a íntegra da direção eleita:

Colegiado Executivo:
Coordenação da Secretaria Geral: Valdir Machado (Seeb Criciúma)
Coordenação de Administração e Finanças: Sérgio Murilo Rabelo (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Comunicação e de Eventos: Glace de Oliveira (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Políticas Sociais e Secretaria da Mulher: Joze Fabiani Mello (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Assuntos Jurídicos: Simoni Nascimento de Abreu (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Organização do Ramo Financeiro: Nereu de Souza Junior (Seeb Araranguá)
Coordenação de Formação Sindical e Assuntos Sócio-Econômicos: Cleiton Junior Pereira da Rocha (Seeb Blumenau)
Coordenação de Políticas Sindicais: Magno Branco Pacheco (Seeb Criciúma)
Coordenação de Saúde e Condições de Trabalho: José Carlos da Silva (Seeb Florianópolis)

Suplentes:
Zuleida Martins Rosa (Seeb Florianópolis)
Hélio Prado (Seeb Florianópolis)
Luiz Fernando Moreira (Seeb Florianópolis)
Edson Alves de Oliveira (Seeb Florianópolis)
Nair Kumm Debona Medeiros (Seeb Florianópolis)
Jacir Antônio Zimmer (Seeb Florianópolis)
Denilson Machado (Seeb Florianópolis)
Ademir Bernardi (Seeb Videira)
Dircéia de Mello Locatelli (Seeb Criciúma)

Conselho Fiscal:
Rejane Menezes Reis (Seeb Florianópolis)
Dailton Dilmo dos Santos (Seeb Florianópolis)
Walfredo Nunes Correa (Seeb Florianópolis)

Suplentes:
Rosiane Bento da Silva (Seeb Criciúma)
Deocar G. De souza (Seeb Florianópolis)
João Gilberto Destri (Seeb Florianópolis)

Sistema Financeiro

O debate previsto sobre o sistema financeiro também não ocorreu porque o palestrante Carlos Eduardo Carvalho teve o voo cancelado devido ao mau tempo.

Plenária

Decidiu-se que será feito em breve uma plenária para definir um plano de ação para a federação para os próximos três anos, considerando as contribuições das teses da Articulação e da CSD, assim como as dos sindicatos.

Congresso irregular

Instalado pela então maioria da direção da Fetec-SC, vinculada à Intersindical e à CTB, contou com a participação de 43 delegados. Desses, 23 estavam de acordo com as regras estatutárias da CUT, Fetec-SC e dos critérios do Congresso.

Vinte delegados, no entanto, se encontravam em situação irregular. Destes, 11 vieram do Sindicato de Chapecó, 4 do Sindicato de Joaçaba e 2 do Sindicato de São Miguel do Oeste, além de ocupar as 3 vagas que deveriam vir da chapa minoritária do Sindicato de Blumenau.

Dos 23 delegados aptos a participar do Congresso, três foram eleitos na assembléia do Sindicato de Concórdia, oito na assembléia de Blumenau (e não onze), sendo cinco delegados natos. Os outros sete delegados foram eleitos na assembléia de Florianópolis.

A Contraf-CUT lamenta não ter sido possível a realização de um único Congresso contemplando todos os delegados aptos, respeitando assim as regras democráticas e estatutárias da CUT e Fetec-CUT/SC.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram