Negocia‡äes espec¡ficas sÆo retomadas no Ita£

(São Paulo) Nesta última quinta-feira, a Contraf-CUT retomou as negociações específicas com o Itaú. Após as reuniões realizadas no início de 2007, para tratar da Participação Complementar nos Resultados, PCR, de 2006 e da PLR dos funcionários do BankBoston, a negociação de ontem marcou a retomada da Minuta de reivindicações dos funcionários da holding Itaú.

 

Na reunião, foram lançadas as bases da PCR 2007, defendidas pela Contraf-CUT: a PCR tem que continuar a ser linear, não compensável de outros programas próprios do banco, sem metas individuais e extensiva a todos os funcionários da holding. A proposta de PCR deverá ser finalizada ainda neste primeiro semestre.

 

“Vamos dedicar uma atenção especial aos indicadores a serem atingidos e aos valores que serão praticados. A PCR é uma conquista dos Sindicatos filiados à Contraf-CUT, que estabelece o pagamento de valores além dos previstos na Convenção e nos Programas Próprios do Itaú”, ressalta Carlos Cordeiro, secretário geral da Contraf-CUT.

 

Os representantes do banco informaram sobre possíveis mudanças no pagamento do vale-transporte, decorrentes de alteração na legislação. Atualmente o vale-transporte é pago em dinheiro, mas poderá vir a ser pago através de cartão ou tíquetes. Esse assunto continuará a ser debatido nas próximas reuniões.

 

Outros assuntos foram preliminarmente abordados: os valores cobrados dos funcionários para uso das Colônias de Férias, o pagamento da PLR adicional aos funcionários do Itaú BBA e questões relativas à segurança bancária nas agências do Itaú.

 

“São vários os itens que compõem a nossa Minuta específica, e já estabelecemos com o banco um calendário permanente de negociação, que deverá se estender ao longo deste ano”, observa Wanderley Crivellari, coordenador da COE.

 

No final da reunião, os sindicalistas registraram um protesto em relação à postura do Itaú no Paraná. O banco, até o dia 23/03, já terá fechado 60 agências no Estado, deixando a população de vários municípios de pequeno porte sem atendimento bancário, e com o fantasma da demissão pairando sobre muitos funcionários. A Fetec-CUT/Pr está encabeçando as lutas contra essa situação.

 

Próxima reunião

Está agendada para o dia 30 de março, às 9 h, no Ceic, a nova rodada de negociações. Na pauta, a continuidade do debate da PCR 2007; as demissões por justa causa que o banco vem implementando e a situação de endividamento dos funcionários; diversas pendências relativas ao BankBoston; enquadramento sindical e apresentação da pesquisa de satisfação do Plano de Saúde. Durante o Seminário dos dirigentes do Itaú, a COE se reunirá para discutir a estratégia a ser adotada e quem participará da negociação com o banco.

 

Seminário

A Contraf-CUT promove seminário sobre Previdência Complementar e Saúde nos dias 27, 28 e 29 de março. Mais informações serão disponibilizadas nos Comunicados da Contraf-CUT. “É um momento privilegiado para os dirigentes sindicais discutirem a situação dos Fundos de Pensão da holding Itaú e também para aprovarmos encaminhamentos sobre Saúde, com uma abordagem preventiva e de qualidade de vida”, destaca Adma Gomes, diretora do Seeb ABC.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram