A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam nesta Semana Santa as mesas temáticas com a Fenaban em 2013. A série de reuniões começa com Segurança Bancária nesta segunda-feira (25), às 15h. Todos os debates ocorrem na sede da federação dos bancos, em São Paulo.
“A Fenaban deverá apresentar a estatística de assaltos e ataques a bancos referente ao ano de 2012, conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, afirma Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.
“O acesso ao levantamento dos bancos foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2010”, destaca Ademir. A previsão está no item “d” da Cláusula 31ª – Segurança Bancária – Procedimentos especiais – da Convenção Coletiva de Trabalho de 2012/2013, conforme abaixo:
“d) os dados estatísticos nacionais sobre ocorrências de assaltos e ataques, cujos roubos tenham sido consumados ou não, serão discutidos, semestralmente, até a primeira quinzena de fevereiro e até a primeira quinzena de agosto, na Comissão Bipartite de Segurança Bancária, referida na Cláusula 45ª desta Convenção.”
Próximas reuniões
Ao todo serão quatro mesas temáticas, sendo que a de Saúde do Trabalhador se desdobrará em duas, pois inclui também uma reunião específica sobre a Cláusula de Combate ao Assédio Moral. Confira as datas e horários:
Segurança Bancária: segunda (25) – 15h
Terceirização: terça (26) – 15h
Igualdade de Oportunidades: quarta (27) – 10h
Cláusula de Combate ao Assédio Moral: quarta (27) – 15h
Saúde do Trabalhador: quinta (28) – 10h
Construindo novas conquistas
No ano passado, os bancários garantiram a manutenção das reuniões trimestrais das mesas temáticas na CCT, consolidando tais espaços de debate permanente com a Fenaban.
“As mesas temáticas tratam de questões importantes para a categoria, são essenciais para o processo de discussão com os bancos e têm contribuído, junto com a unidade nacional e a força da mobilização dos bancários, para a construção de várias propostas que depois viraram cláusulas na CCT”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
“Para garantir avanços, no entanto, é necessário combinar o debate na Fenaban com atividades de mobilização dos sindicatos e federações em todo o país, pressionando os bancos, rumo a novas conquistas econômicas e sociais”, aponta o dirigente sindical.
Reuniões dos coletivos nacionais
A Contraf-CUT realizará reuniões dos coletivos nacionais antes das mesas temáticas, na sede da Confederação (Rua Líbero Badaró, 158 – 1º andar), visando preparar os debates com a Fenaban. Confira:
Segunda (25) – 10h: Coletivo Nacional de Segurança Bancária
Terça (26) – 10h: Coletivo Nacional de Combate à Terceirização
Terça (26) – 14h: Comissão Nacional de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS)
Quarta (27) – 10h: Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador