Bancários fazem novo protesto contra discriminação nos bancos em Brasília

Dando sequência à mobilização pelo fim da discriminação e exigindo a contratação de mais negros, negras e pessoas com deficiência nos bancos, inclusive nos cargos de chefia, o Sindicato dos Bancários de Brasília realizou nesta quarta-feira (25) protesto em frente o Edifício Matriz I da Caixa Econômica Federal.

“Esse foi mais um ato pela igualdade de oportunidades dentro das instituições financeiras. Se os bancários fizerem uma reflexão e olharem em volta, verão que são poucos os colegas negros”, comentou Antônio Abdan, diretor do Sindicato.

Os dirigentes sindicais entregaram panfletos lembrando que 2011 marca os 123 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil, mas que a realidade de discriminação ainda persiste, com reflexos no mercado de trabalho.

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) da Contraf-CUT, Jair Pedro, falou da realidade da discriminação dentro dos bancos, inclusive nos públicos, nos quais os empregados negros com a mesma qualificação que os brancos não conseguem ascensão profissional.

O samba-reggae dos meninos do Entorno das Artes e o grupo de capoeira Abadá Brasil animaram a atividade, mostrando um pouco mais da cultura afro. Os bancários também foram convidados a participar dos congressos regionais e nacionais de cada banco e da Conferência Nacional, que ocorrerão entre junho e julho, dentro dos preparativos para a Campanha Nacional 2011.

O primeiro ato foi realizado no dia 13, no Setor Comercial Sul. Já o segundo ocorreu na quinta-feira 19, no Setor Bancário Sul.

Audiência pública no Senado

Na próxima segunda-feira, os bancários vão discutir em audiência pública no Senado, que contará com a participação de representantes da Febraban, o problema da falta de igualdade de oportunidades nos bancos. A reunião ocorrerá na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, às 9h.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram