A Contraf-CUT participa de reunião na sede do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira 27, para discutir a estratégia e deflagração de uma nova campanha visando arrecadar doações às vítimas dos deslizamentos e inundações na região serrana fluminense. Para debater a campanha, deflagrada pela CUT Nacional, participarão também da reunião a Federação dos Bancários do Rio e Espírito Santo e os Sindicatos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, que ficam na região mais duramente atingida pela tragédia, que provocou mais de 830 mortes, inclusive bancários, e deixou mais de 540 pessoas desaparecidas.
“Nosso objetivo é articular o movimento sindical e entidades da sociedade civil para prestar ajuda efetiva às vítimas e suas famílias e mostrar na prática a solidariedade da classe trabalhadora”, diz Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. A primeira contribuição partiu da própria CUT, que depositou o valor de R$ 30 mil em uma conta aberta no Banco do Brasil.
“A idéia é fazer uma discussão conjunta para definir quais as prioridades da população atingida e planejar uma campanha que vá além das doações que vêm sendo feitas, como por exemplo levantar recursos para a compra de bens duráveis como eletrodomésticos, principalmente para as famílias de mais baixa renda”, explica Almir Aguiar, presidente do Sindicato do Rio.
Entre as ações que estão sendo pensadas inclui-se a negociação com empresas fabricantes de eletrodomésticos ou de material de construção, de forma a baratear os custos de reposição dos bens perdidos pela população da serra fluminense.
Como contribuir
Você pode depositar qualquer valor no Banco do Brasil, Agência 3344-8, Conta Corrente 100.100-0.
Veja outras contas abertas para acolher doações:
SOS Petrópolis
Banco do Brasil (001)
Agência 0080-9
Conta: 76000-5
SOS Nova Friburgo
Banco Itaú (341)
Agência 222
Conta: 50556-2
Banco do Brasil (001)
Agência 0335-2
Conta: 120000-3
SOS Teresópolis
Banco do Brasil (001)
Agência 0741-2
Conta: 110000-9