Goldman Sachs é acusado de fraude na venda de créditos “subprime”

O órgão regulador da bolsa americana, SEC, anunciou nesta sexta-feira 16 que o banco de investimentos Goldman Sachs é culpado de fraude na venda de títulos de investimentos relacionados com créditos hipotecários de alto risco, conhecidos como “subprime”.

Goldman Sachs e um de seus executivos, Fabrice Tourre, são acusados de terem fraudado investidores “fazendo declarações enganosas e silenciando fatos essenciais sobre certos produtos financeiros relacionados com empréstimos subprime quando o mercado imobiliário residencial começava a cair”.

O banco teria ocultado principalmente o fato de que um de seus importantes clientes, o fundo de investimentos Paulson, impulsionou a criação desse produto financeiro no exato momento que esse fundo tomou posições apostando na queda do mercado imobiliário.

“Goldman, enganosamente, permitiu a um cliente que operava contra o mercado hipotecário, influenciar fortemente para que certos títulos imobiliários fossem incluídos em um pacote de investimentos, quando, ao mesmo tempo, dizia a outros investidores que esses títulos haviam sido escolhidos por um terceiro independente e objetivo”, acusou um alto funcionário da SEC, Robert Khuzami, citado em um comunicado.

A acusação da SEC nomeia Fabrice Tourre, um vice-presidente do banco de investimentos nova-iorquino, como principal responsável por esta manobra, que remonta a abril de 2007.

O fundo Paulson pagou a Goldman Sachs US$ 15 milhões pela criação deste produto financeiro, segundo a SEC. Os investidores, por sua parte, teriam perdido no total mais de US$ 1 bilhão na aventura.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram