Bancários fecham agência do HSBC em Vitória contra demissões

Mobilização por mais contratações e melhores condições de trabalho

Em todo o Brasil, os funcionários do HSBC realizaram, nesta quinta-feira, dia 18 de abril, o Dia Nacional de Luta contra as demissões que estão sendo feitas pelo banco, por melhores condições de trabalho, respeito e valorização profissional. No Espírito Santo, os bancários realizaram uma paralisação, das 8h às 12h, no HSBC da Enseada do Suá, em Vitória.

O banco fechou 946 postos de trabalho no em 2012. Essa atitude é incoerente, pois o HSBC, nesse mesmo ano, teve um lucro de R$ 1,225 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 9,6% em relação a 2011. “As demissões resultam num grande número de clientes para serem atendidos por uma quantidade cada vez mais reduzida de funcionários”, explica o diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, Ricardo Rios.

Outra atitude de total incoerência por parte do HSBC foi a quantia irrisória para aos trabalhadores no que diz respeito à Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e ao Programa Próprio de Remuneração (PPR), o que contrasta com a grande lucratividade do banco no ano anterior.

Diante dessa realidade, tanto trabalhadores quanto clientes manifestaram suas insatisfações durante a paralisação. “Os funcionários aderiram e os clientes compreenderam a situação, inclusive, demonstrando apoio às ações do Dia Nacional de Luta”, afirma Ricardo Rios.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram