Ladrões arrombaram uma agência do Itaú, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no interior do Rio Grande do Sul. Os criminosos abriram um buraco na laje de concreto que cobre a agência, taparam a câmera de segurança e arrombaram dois cofres.
O crime foi descoberto depois que o alarme do prédio alertou uma empresa de segurança privada, que acionou a Brigada Militar por volta de 1h45min de segunda-feira (2). O banco não divulgou os valores roubados.
De acordo com a polícia, não há registro da ação pelas câmeras da agência, localizada na Avenida Primeiro de Março, no bairro Ideal, nem suspeitos de cometer o crime.
– Eles deixaram várias ferramentas, que indicam como entraram no local. Havia serra, talhadeira, disco de corte e broca. Foi um trabalho que durou bastante tempo – explica o chefe de investigação da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo, Rudimar de Freitas Costa.
Após entrar na agência, os ladrões viraram a câmera de segurança para cima e a cobriram com um pano. Em seguida, utilizaram as ferramentas para chegar ao dinheiro. O arrombamento foi realizado na parede lateral e não na porta dos dois cofres. A polícia não tem informações sobre quantas pessoas participaram da ação.
Não se sabe por que o alarme do banco não soou imediatamente após o arrombamento. Quando o dispositivo foi acionado, já não havia sinal da presença dos ladrões, e não está descartada a possibilidade de o crime ter ocorrido no final de semana.
Após a chegada da BM, uma inspeção foi realizada na parte externa do prédio, mas nada foi constatado. Foi apenas após a chegada do gerente que o roubo foi notado.
– O buraco aberto no teto era largo o bastante para permitir a entrada de um homem grande. Eles usaram um disco para cortar a lateral do cofre e depois serraram o ferro – afirma Costa.
A polícia procura agora identificar câmeras de segurança de outros prédios próximos ao local da agência para verificar se foram registradas imagens que mostrem os ladrões em ação. Além disso, as câmeras do próprio banco também serão analisadas.