(Vitória) Os bancários do Banestes realizam neste sábado, dia 29, a partir das 9 horas, no Centro Sindical, no Forte São João, em Vitória, um encontro para decidir os rumos da Campanha Salarial 2007. A decisão foi tomada em assembléia no dia 18, quando os bancários também aprovaram a realização de paralisações nas agências.
A Campanha Salarial no Banestes está emperrada porque a direção do banco se recusa a negociar. Rompendo com uma tradição de mais de vinte anos de negociações específicas, o presidente do banco, Roberto Penedo, extinguiu a comissão patronal criada em 1987 para debater as reivindicações dos trabalhadores.
Também informou ao Sindicato que o Banestes está representado na mesa da Fenaban, que negocia a Convenção Coletiva Nacional. “O que estamos reivindicando é justamente a reposição das perdas salariais acumuladas nos anos em que o Banestes deixou de cumprir a Convenção Nacional assinada com a Fenaban, impondo reajuste zero aos seus funcionários”, disse o diretor do Sindicato Flávio Teixeira. Os funcionários do Banestes têm uma perda salarial de 45,77%.
No último dia 19, o Sindicato encaminhou ofício à Delegacia Regional do Trabalho solicitando que o Banestes seja chamado para uma mesa-redonda para debater a Campanha 2007.
Fonte: Seeb ES