Protesto contra falta de segurança para bancários e clientes
Os bancários de Belo Horizonte mantiveram, nesta terça-feira (29), a paralisação das atividades da agência 3161 – BH Cidade Administrativa do Itaú, que começaria a operar como “agência de negócios” nesta segunda (28). Neste segundo dia, houve mais uma vez a adesão dos funcionários da unidade de trabalho, que não compareceram para trabalhar.
Durante todo o dia, diretores do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte estiveram presentes na porta da agência registrando as insatisfações dos clientes em relação ao novo modelo implementado pelo Itaú, que deixou de oferecer o atendimento humanizado de caixas, além de retirar a porta giratória e eliminar os vigilantes das agências.
Segundo informações que chegaram ao Sindicato, o banco pretende adotar o novo modelo em outras agências. Nessas unidades, um funcionário será o “agente de negócios”, responsável por autenticar documentos de clientes selecionados, já que o sistema operacional será mantido ativo.
Apesar de a instituição financeira ser uma concessão pública, que não pode diferenciar o atendimento a quem quer que seja, o Itaú age com discriminação e ganância ao reestruturar agências apenas para vender produtos, sem oferecer como contrapartida o acesso aos caixas.
Os clientes, que compareceram à agência nesta terça, registraram diversas queixas e críticas ao novo modelo adotado e estavam bastantes insatisfeitos e sentindo-se traídos pelo Itaú. Vários deles chegaram a dizer que o novo modelo não iria satisfazer suas necessidades e que encerrariam suas contas no banco, enquanto outros afirmaram que a instituitção havia transferido sua contas de benefícios de INSS e salários para aquela agência mas que, agora, não poderiam mais realizar suas operações nos caixas.
A funcionária do Itaú e diretora do Sindicato, Jacqueline Cardozo, ressaltou que o Departamento Jurídico do Sindicato já foi acionado para tomar providências, através de denúncias junto aos órgãos fiscalizadores.
“Somente no primeiro trimestre de 2014, o Itaú lucrou mais de R$ 4,5 bilhões, porém a ganância do banco continua causando prejuízos à categoria e aos clientes. Exigimos a garantia do emprego, condições dignas de trabalho e segurança para bancários, vigilantes, clientes e usuários. A vida vale mais que o lucro”, afirmou.