O HSBC Holdings informou ontem (10) que está em discussões para vender suas operações no Paquistão, no mais recente esforço para encolher a presença global do banco sob uma revisão de sua estratégia de atuação.
O banco está em conversas com uma série de instituições sobre a venda de 10 franquias que pertencem à sua subsidiária HSBC Bank Middle East Ltd.
As discussões ocorrem enquanto o HSBC procura restringir suas operações globais a alguns poucos mercados considerados chave, em meio ao aperto da regulação e pressão por mais reservas de capital.
No ano passado, o presidente-executivo do HSBC, Stuart Gulliver, lançou uma iniciativa para reavaliar os negócios globais do banco, atitude que teria como um de seus principais impactos o corte de aproximadamente 30 mil empregos. Para reduzir a ineficiência, a instituição financeira decidiu se concentrar em países que têm comércio mais pesado uns com os outros.
Na Ásia, o HSBC informou anteriormente que vai se concentrar em seis mercados essenciais fora de Hong Kong, onde o lucro está crescendo rapidamente, e em dois mercados estratégicos com forte potencial de ganhos no futuro. Os mercados chave são Austrália, China, Índia, Indonésia, Malásia e Cingapura, enquanto os estratégicos são Taiwan e Vietnã.
Na segunda-feira (9), o HSBC assinou um memorando de entendimento com o Korea Development Bank para que a instituição coreana adquira as suas operações de varejo.
Separadamente, o HSBC também informou que vendeu uma parcela de aproximadamente 20% na empresa de private equity Montagu Private Equity LLP para o MLLP Holdings Ltd. Os termos e detalhes da operação ainda não foram divulgados.