Representantes eleitos tomam posse nos colegiados do Banesprev

Eleitos e dirigentes da Afubesp e entidades sindicais

Na última sexta-feira, dia 5, o Banesprev empossou os novos eleitos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e no Comitê Gestor do Plano V em solenidade realizada no hotel Dan Inn, no centro de São Paulo.

A cerimônia coordenada pelo presidente do Banesprev, Jarbas de Biagi, contou com a presença de representantes de outros fundos de pensão, da Cabesp, de dirigentes da Afubesp, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Contraf-CUT e da Fetec-SP e dezenas de banespianos.

Os primeiros a tomarem posse foram os 16 integrantes do Comitê Gestor do Plano V, entre suplentes e titulares. Todos os nomes apoiados pela Afubesp – Ragazzini, Darci Ruano, Ademar Lorenzini, Alfredo Rossi, Salime Couto, Herbert Moniz, Sérgio Zancopé e Oliver Simioni – assinaram a ata de posse e renovaram seus compromissos de atuar em defesa dos aposentados do plano.

O coordenador da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa, Herbert Moniz, aproveitou a oportunidade para homenagear o banespiano Marcelo Koch, falecido em meados de 2012 enquanto atuava como membro do colegiado.

Em seguida, foram empossados os eleitos para o Conselho Fiscal. Após assinar a ata de posse, Lucia Mathias agradeceu os votos recebidos e informou que usará sua gestão para defender os direitos dos banespianos. “Na mesa cada um tem seu lado, o da patrocinadora e o dos participantes. Eu estou aqui para defender os banespianos”, disse.

A cerimônia chegou ao fim com a posse dos conselheiros deliberativos, entre eles José Reinaldo Martins, que deixou o Conselho Fiscal, e Rita Berlofa, que entra em seu segundo mandato neste colegiado.

Na ocasião, Martins deixou claro que irá trabalhar com foco em todos os planos, sem privilegiar um ou outro, da mesma forma feita como conselheiro fiscal. Já Rita Berlofa comentou a responsabilidade do representante eleito que além de conhecimento técnico precisa ter coragem para fazer o enfrentamento contra o Santander nas questões de interesse de todo o grupo.

“O Santander deve ao Plano II o pagamento do serviço passado. Além disso, chegou a hora de trazer o Santanderprevi para dentro do Banesprev, para que esses trabalhadores também tenham eleições democráticas e uma governança transparente e correta, como ocorre no Banesprev”, disse a conselheira e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Despedidas de Paulo Salvador

A solenidade foi encerrada com a despedida do presidente da Afubesp, Paulo Salvador no Conselho Deliberativo, após duas gestões como representante eleito no órgão. Ele foi um dos idealizadores da arqueologia de documentos sobre o serviço passado do Plano II, que resultou na denúncia protocolada na Previc e, que, embora tenha sido arquivada por “prescrição”, reconheceu a existência da dívida de responsabilidade do Santander.

Em sua despedida, Salvador recordou a importância de Luiz Gushiken e Augusto Campos que introduziram a questão das complementações de aposentadorias dentro do Banespa, que posteriormente colaborou para a criação do Banesprev. No que diz respeito à sua gestão, relembrou a polêmica atuarial ocorrida no Plano V em 2010, quando dois estudos atuariais feitos por empresas distintas mostraram resultados bem diferentes e que a patrocinadora optou seguir o que era mais benéfico para a empresa.

Salvador terminou conclamando: “Santander pague suas dívidas com os banespianos!”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram