Secretário do Tesouro dos EUA defende no Senado reforma do sistema financeiro

A crise financeira de 2008 deu-se, em grande parte, devido à impotência dos órgão reguladores norte-americanos frente à tomada de risco dos bancos, afirmou nesta quinta-feira (6) o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, em testemunho preparado para a Comissão de Inquérito sobre a Crise Financeira.

“Se o nosso sistema de regulação e supervisão possuísse ferramentas e autoridade para prevenir riscos de setores não regulados do sistema financeiro, a imensa resposta emergencial não teria sido necessária”, afirmou Geithner , em defesa da reforma regulatória atualmente em discussão no Senado.

Sem separação

Além disso, o secretário avaliou como um erro a proposta de Blanche Lincoln, senador democrata do estado de Arkansas, que prevê uma separação entre bancos e atividades de risco. “Para criar estabilidade, muitos argumentam, nós devemos apenas separar bancos de ‘risco'”, afirmou Geithner. “Mas, em parte, isso foi exatamente o que causou a crise”.

“Nós não podemos tornar a economia segura retirando funções centrais do negócio bancário, funções necessárias para ajudar a levantar capital para empresas e ajudar empresas a se protegerem de riscos, e movê-las para fora dos bancos e fora do alcance de uma forte regulação”, explicou Geithner.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram