F¢rum Social Mundial: Brasil propäe com‚rcio justo solid rio

(São Paulo) O coordenador nacional do Comércio Justo da Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego), Haroldo Mendonça vai comandar a oficina "Comércio Justo e Economia Solidária no Brasil – o sistema brasileiro do comércio justo e solidário", durante o 7º Fórum Social Mundial, que desde o dia 20 acontece em Nairobi, no Quênia.

O objetivo é construir políticas públicas de apoio ao desenvolvimento de cadeias comerciais alternativas, a partir de um processo articulado entre entidades governamentais e da sociedade civil, beneficiando trabalhadores informais, agricultores familiares, extrativistas, camponeses e pequenos empreendedores solidários que estão em desvantagem ou marginalizados pelo modelo predominante.

Hoje, a maioria dos empreendimentos econômicos solidários tem dificuldades de alcançar a viabilidade econômica necessária que lhes permita inserção em mercados regionais, nacionais ou mesmo mundial.

A reivindicação de uma política de comércio ético, justo e solidário é uma das prioridades de um grupo de trabalho criado ano passado pelo governo para discutir o assunto.
 
Fonte: Danilo P. Di Giorgi – Seeb SP, com informações do MTE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram