(Brasília) O Sindicato dos Bancários de Brasília encaminhou ao governo federal um documento com uma série de propostas para o sistema financeiro, especialmente para os bancos federais – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para que sejam incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) previsto para ser divulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda-feira.
O documento tem como principal objetivo resgatar o papel dos bancos junto à sociedade e sugerir medidas com vistas ao aperfeiçoamento dos dois principais bancos federais, na medida em que ambos, na qualidade de agentes públicos, exercem um papel fundamental na dinâmica econômica nacional.
O Sindicato acredita que os bancos podem contribuir decisivamente para esta nova etapa de crescimento, desenvolvimento e distribuição de renda de que o Brasil tanto precisa. “Os bancos públicos em particular, especialmente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, têm tudo para aprofundar sua vocação desenvolvimentista aliada à tarefa de inclusão social em âmbito nacional. Dessa forma, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal estarão contribuindo com ‘pressa, ousadia, coragem e criatividade para abrir novos caminhos’ para a aceleração do crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil”, explicou o presidente do Sindicato, Jacy Afonso.
Para Jacy Afonso, que interrompeu as férias para participar das discussões para elaboração das propostas tanto na CUT quanto no Sindicato, “é preciso haver desenvolvimento econômico com distribuição de renda, além do aperfeiçoamento do papel dos bancos federais levando-se em conta a questão da valorização do corpo funcional dessas instituições”.
Fonte: Seeb Brasília