(São Paulo) O Congresso Nacional aprovou o Orçamento de 2007, que estabelece entre outros itens um salário mínimo de R$ 380 a partir de abril de 2007 e correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda em janeiro.
Os valores aprovados entraram no texto do Orçamento depois de acordo selado entre representantes sindicais e os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e da Previdência, Nelson Machado, aprovado pelo presidente Lula.
"Provamos mais que o processo negocial estabelecido entre as centrais e o governo é uma via real para estabelecer uma política capaz de promover o crescimento econômico e aumento do poder de compra da população”, disse o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, um dos representantes dos trabalhadores que participaram da reunião, dia 19 de dezembro, com Marinho e Machado.
Na negociação os trabalhadores também traçaram uma política de valorização do salário mínimo e correção anual do da tabela do IR, reivindicações históricas dos Sindicatos.
A proposta prevê que a partir de 2008, os reajustes sejam compostos pelo índice de crescimento do PIB de dois anos antes mais a inflação do ano imediatamente anterior. A cada ano o pagamento reajustado deverá ser antecipado em um mês, até chegar a janeiro em 2010. Para a tabela do Imposto de Renda, a proposta prevê correção anual de 4,5% também entre 2008 e 2009. Os projetos serão apreciados no Congresso.
Fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP