Funcionários querem cumprimento da convenção coletiva e avanços
A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realizaram na quinta-feira, dia 20, a primeira rodada de negociação específica com a diretoria do BNDES e BNDES Par. O encontro definiu o calendário de negociações e a divisão das reivindicações em blocos temáticos. A reunião contou com a participação da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES).
A próxima rodada está prevista para a próxima terça-feira, dia 25. O vice-presidente da Contraf-CUT, Carlos de Souza, disse que “a expectativa dos funcionários é que o BNDES cumpra o acordo que venha a ser firmado com a Fenaban e avance no atendimento da pauta de reivindicações específicas dos trabalhadores”, destaca.
A pauta específica foi construída no 1º Congresso dos Funcionários do BNDES, ocorrido nos dias 17 e 18 de agosto, no Rio, e aprovada em assembleia dos funcionários.
Dentre as principais demandas estão o GEP (Plano de Carreira em sua integralidade) e FAPES, a gratificação salarial (abono) e a incorporação da gratificação de função para os executivos PECS.
“São temas recorrentes nos corredores do BNDES e a todo o momento os empregados nos param para saber se há novidades a respeito”, afirma Mauro Bottino, presidente da AFBNDES.