Contraf-CUT participa neste sábado do 17º Encontro Nacional dos Banrisulenses

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, participa neste sábado, dia 12, às 9h30, da abertura do 17º Encontro Nacional dos Funcionários do Banrisul. Também estarão presentes o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Juberlei Bacelo, e o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. O evento ocorre no auditório do Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354), no centro de Porto Alegre.

Carlos Cordeiro é o coordenador do Comando Nacional dos Bancários e vai destacar o andamento da campanha salarial 2009 da categoria. Após quatro rodadas de negociações, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não apresentou uma proposta para a pauta de reivindicações.

Nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira, dia 17, em São Paulo. “Eles disseram que irão trazer uma proposta global. Ou eles negociam com seriedade ou vamos construir uma greve nacional para arrancar uma proposta que atenda as expectativas dos bancários”, alerta o dirigente sindical.

“Os bancários querem reajuste de 10%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 3.850, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais contratações, fim das metas abusivas e do assédio moral, melhores condições de saúde, segurança e trabalho”, ressalta o presidente da Contraf-CUT.

“Os bancos não foram atingidos pela crise, lucraram R$ 14,3 bilhões no primeiro semestre e precisam colocar em prática o discurso de responsabilidade social com os seus trabalhadores e com os clientes e a sociedade”, enfatiza Carlos Cordeiro.

No encontro que inicia neste sábado e termina na manhã de domingo, além de discutir os temas gerais da campanha, os funcionários do Banrisul irão aprovar uma pauta específica de reivindicações que será encaminhada para a diretoria do banco. O objetivo é negociá-la de forma simultânea às discussões com a Fenaban.

Os trabalhadores irão reafirmar também a defesa do Banrisul como banco público, contra os ataques privatistas do governo Yeda.

O encontro é promovido pela Federação dos Bancários do RS, com o apoio de todos os sindicatos do interior gaúcho e de outros estados e da Contraf-CUT.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram