Caixa troca ator branco por negro em propaganda com Machado de Assis

Está sendo veiculada em cadeia nacional desde a última segunda-feira (10) a nova propaganda em comemoração aos 150 anos da Caixa Econômica Federal (CEF), em substituição ao que trazia como personagem o escritor Machado de Assis, representado por um ator branco.

A nova versão da peça publicitária traz desta vez um ator negro, interpretando o mesmo escritor, que era mulato. A peça antiga foi retirada do ar no fim de setembro, após reação nas redes sociais sobre o deslize.

O comercial foi criticado até dentro do governo. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão do governo federal com status de ministério, chegou a solicitar a retirada do comercial do ar.

Em nota oficial divulgada à época, o banco pediu desculpas “a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”. O comercial criado pela agência Borghierh/Lowe viaja no tempo para mostrar que até os “imortais” foram correntistas do banco público.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram