Greves marcaram trajetória de lutas e conquistas do Sindicato
No último domingo, dia 6 de julho, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região completou 82 anos de lutas. A entidade foi fundada em 1932, uma recente descoberta que surpreendeu positivamente o movimento sindical do Paraná.
Sempre atuante nas lutas e mobilizações Brasil afora, nestes últimos anos o Sindicato teve participação ativa em importantes atividades nacionais. E as conquistas vieram no mesmo tamanho da mobilização.
Combate ao PL 4330
No ano de 2013, os bancários lideraram uma luta de todos os trabalhadores: contra o PL 4.330, que tramita no Congresso Nacional, estava para ser aprovado às pressas e isso poderia acabar com a categoria, pois tal lei, se aprovada, escancara as terceirizações, inclusive nas atividades-fim.
Os bancários foram à luta, foram para as ruas, protestaram em Brasília, ocuparam o Congresso. E o resultado foi o adiamento da votação do PL, motivo de comemoração, mas também de intensa mobilização.
Unidade nacional
Durante as campanhas salariais, visando sempre melhorar as condições de trabalho da categoria, a unificação das negociações em todo o país tem garantido a preservação e ampliação de direitos.
Já são dez anos consecutivos de aumento real e novas conquistas, como a ampliação da licença-maternidade, melhorias na PLR, valorização do piso e dos benefícios, um acordo de prevenção de conflitos para combater o assédio moral, o fim dos rankings individuais, a manutenção do salário dos afastados até a definição do benefício pelo INSS, a adesão ao vale-cultura e muito mais.
Em 2013, uma greve forte durante 23 dias, porém árdua, fez os banqueiros recuarem. A negociação tinha empacado com a exigência da compensação de todos os dias parados. A mobilização foi intensificada e os bancários puderam compensar uma hora por dia, até uma data limite e as demais horas foram anistiadas. Os bancos queriam acabar com o aumento real, mas os bancários conquistaram a manutenção desse aumento e ainda a valorização da PLR adicional.
Desafios
Neste ano de 2014, mais uma vez, toda a categoria está convocada para se unir, intensificar a mobilização, jamais recuar diante da intransigência dos banqueiros. E juntos, os trabalhadores terão muito o que conquistar e comemorar.
Histórico de conquistas
Em 2012, o Sindicato comemorou os seus 80 anos com o lançamento de um livro sobre a entidade. Durante a pesquisa sobre a memória e história da categoria, foi descoberto um documento que revelou a verdadeira data de fundação do Sindicato: 6 de julho de 1932.
A emissão da carta sindical da entidade, referência anterior, é datada de 30 de março de 1942, mas a luta começou dez anos antes.