Durante os dias 8 e 9/8, os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil se reúnem em Parnaíba (PI), no XIV Congresso Nacional dos Funcionários do BNB. No encontro será definida a pauta específica do funcionalismo do banco, que deve ser discutida concomitantemente com mesa de negociação com a Fenaban.
Os funcionários vão debater temas como “O BNB e a conjuntura econômica”, a pauta de reivindicações da categoria bancária, além dos pontos da pauta específica de reivindicações do banco. A organização do Congresso será baseada em plenárias, painel, mesas informativas, grupos de trabalho – que discutirão todos os temas – e mesa diretora.
O critério de participação é de um delegado para cada 50 funcionários da ativa e um delegado para cada 100 aposentados. O credenciamento dos delegados será comprovado mediante prévia inclusão na lista de inscritos, emitida pela Comissão Organizadora do Congresso.
“A nossa expectativa é que os debates que vão ocorrer durante o Congresso sejam bastante produtivos para que possamos construir uma pauta específica que traga conquistas para todos os funcionários do BNB”, afirmou o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), Tomaz de Aquino.
Confira a programação do Congresso:
8 de Agosto
9h – Abertura – aprovação do regimento interno e eleição da mesa diretora do Congresso.
9h30 – Painel “O BNB E A CONJUNTURA ECONÔMICA – com Luiz Carlos Cruz – doutor em economia rural e professor da Universidade Federal do Piauí – UFPI
11h30 – Mesa Informativa sobre a Pauta Geral de Reivindicações – com o representante do Comando Nacional e presidente interino do SEEB/CE e da Fetec/NE – Carlos Eduardo
12h – Mesa Informativa sobre a Pauta Específica de Reivindicações – com o coordenador da CNFBNB – Tomaz de Aquino.
14h – Trabalhos em Grupos
9 de agosto
11h – Entrega dos relatórios dos grupos à comissão de sistematização.
14h – PLENÁRIA FINAL
17h – Encerramento.