Representantes das cidades de São João do Piauí, Esperantina, Uruçuí, Floriano, Curimatá, Piripiri, Oeiras, Água Branca e Teresina marcaram presença no Encontro de Delegados Sindicais realizado neste sábado (3), no auditório do Sindicato dos Bancários do Piauí. Este ano, o evento contou com a presença de Vivian Machado, economista e técnica do Dieese, que falou sobre Novas Tecnologias Bancárias e Agência Digital, além de Marcos Vandaí, membro do Conselho Diretivo da Contraf-CUT, que abordou qual o Papel do Delegado Sindical. A mesa de abertura também foi formada pelo presidente e vice-presidente do Sindicato do Piauí, Arimatéa Passos e Odaly Medeiros.
Em seu discurso, Odaly Medeiros avaliou positivamente a discussão sobre o papel do delegado sindical, principalmente, por conta da atual conjuntura e também neste momento de campanha nacional, “eles têm esse papel importante de repassar a todos, especialmente, os delegados agentes multiplicadores, e que estão dentro das agências no dia a dia, para o enfrentamento desta campanha”, enfatizou ao destacar também o início da greve nacional dos bancários, prevista para esta terça-feira (6), “já saímos fortalecidos daqui com o grito de guerra para esta greve”.
Vivian Machado, do Dieese, destacou que os bancos estão decididos a substituir os trabalhadores por maquinas e acabar com a relação interpessoal. “A questão da agência digital está sendo imposta à sociedade, causando uma pressão muito grande para os bancários, que estão trabalhando nesse ritmo mais pesado e sobrecarregado, sem controle de jornada. A população também está sendo ‘empurrada’ para isso sem querer. Os bancos querem ganhar cada vez mais, reduzindo os custos e cobrando tarifas dos clientes, que passam a fazer o serviço sozinho com a automação”, explicou
Durante o encontro, Marcos Vandaí, da Contraf-CUT, parabenizou o Sindicato do Piauí pela iniciativa e destacou a importância dos delegados sindicais. “ É fundamental abordar esse tema, uma vez que os bancários decidiram pela greve a partir de amanhã. Chamar os delegados para este encontro é ter certeza de que o sindicato vai estar organizado na base, com um elo primordial e fundamental”, ressaltou.
O diretor do Sindicato, João Neto, também abordou a representação dos delegados sindicais nas regionais e a importância deles dentro da categoria. “Temos muita luta pela frente e vamos fazer uma greve conversando com os colegas de trabalho”, disse. Já o também delegado sindical Marcus Vinícius deu sua contribuição para o evento particularizando o enfrentamento dentro de uma conjuntura política em que a organização e unidade são determinantes.