Rondônia: Cooperativários definem plano de ação 2008/2011

O I Encontro Estadual dos Cooperativários, realizado neste sábado (15/03), com a participação de 22 trabalhadores de cooperativas de crédito, definiu as metas do Sindicato dos Bancários de Rondônia para o próximo triênio (2008/2011). Os cooperativários elegeram com meta principal a luta pelo direito de organização sindical em uma entidade independente, sem o abuso do assédio patronal.

Segundo o diretor de Cooperativas do Sindicato dos Bancários, João Marcos Felippe Mendes, que presidiu o primeiro encontro específico do segmento, a reunião convalidou as discussões que já vinham sendo debatidas internamente pelo sindicato, juntamente com a Federação dos Trabalhadores do Centro Norte (Fetec – CN) e Contraf/CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Questões como a jornada de trabalho de 6 horas, assistência médica, 14º salário, condições de trabalho e erradicação do assédio moral são pontos prioritários na luta dos cooperativários que vêm sofrendo ataques sistemáticos do patronato sobre seus direitos. O encontro debateu ainda a pauta de reivindicação 2008/2009 que será discutida com os sistemas existentes no Estado.

“Hoje foi um marco na luta pela consolidação dos cooperativários de Rondônia, pois demonstrou-se que, apesar das pressões que buscam usurpar o direito constitucional de organização do trabalhador, os trabalhadores em cooperativa de crédito estão dispostos a fazer valer seus direitos. Hoje iniciamos a fase embrionária de um grande projeto da militância sindical dos trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado”, disse.

Na reunião de sábado, participaram dos trabalhos em grupo Miguel Pereira, diretor executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e Sônia Rocha, presidente da Federação dos Trabalhadores do Centro Norte (Fetec – CN).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram