Mobilização contra projeto que precariza o trabalho
No Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, que ocorre nesta sexta-feira (30), o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região distribuiu folheto contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que propõe regular a terceirização do trabalho, nas agências centro do Banco do Brasil (Costa Aguiar) e Caixa Econômica Federal (Avenida Francisco Glicério), instaladas em Campinas.
Durante as manifestações, os diretores do Sindicato debateram com os bancários a tramitação do PL 4330 na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados e o processo de negociação com a Fenaban e os bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa).
Além do folheto contra o PL 4330, os dirigentes sindicais distribuíram folhetos direcionados aos clientes sobre a lucratividade dos bancos, tarifas altas e fechamento de postos de trabalho.
Pressão em Brasília
Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, a Mesa Quadripartite (governo, deputados, trabalhadores e empresários) volta a se reunir em Brasília. Será a última reunião antes da anunciada votação do PL 4330 na CCJC, que pode ocorrer nos dias 3 ou 4 da próxima semana.
Para as centrais sindicais, o PL 4330 como está, mesmo com a incorporação das propostas feitas pelo governo federal, representa a precarização das relações de trabalho no país. Em outros termos: a proposta do governo não muda a essência do PL 4330, ou seja, permanecem intocáveis os pontos sobre a ampliação da terceirização para as atividades-fim e a exigência de responsabilidade solidária, dentre outros pontos.
Calendário de luta
Dias 3 e 4 – Mobilização em Brasília para pressionar deputados contra o PL 4330 na CCJC da Câmara dos Deputados.