Banc rios de SC com boas perspectivas para a Campanha Nacional

(Florianópolis) A qualidade nos debates foi a principal tônica da 9ª Conferência Estadual dos Bancários de Santa Catarina, realizada no dia 30 de junho, na Escola Sul da CUT, em Florianópolis. Cerca de 200 bancários vindos de diversas regiões do Estado discutiram temas importantes para a categoria, como recomposição de perdas salariais e saúde do trabalhador.

 

Nos encontros específicos por bancos, os debates foram em torno da estratégia e a organização da categoria para a Campanha Nacional 2007/2008. A 9ª Conferência Estadual foi bastante positiva e trouxe boas perspectivas para a construção da Campanha Nacional.

 

Os bancários de Santa Catarina discutiram a necessidade de buscar uma atuação conjunta com outras categorias que têm a data base junto com os bancários. Os participantes da conferência também debateram sobre a unificação com demais federações e sindicatos no país, para estabelecer um plano permanente de lutas.

 

Calendário

A Conferência Estadual de Santa Catarina foi a primeira do país nessa Campanha. No próximo final de semana acontecem outras conferências estaduais. Em agosto começam as negociações com os banqueiros. É preciso que a categoria esteja organizada e mobilizada para que tenhamos uma unificação na linguagem e nas ações, para construir um plano de luta e um calendário que nos leve à vitória.

 

A Conferência Nacional acontece nos dias 28 e 29 de julho, em São Paulo. Em seguida, nos dias 30 e 31, ocorrem os congressos do Banco do Brasil, Conecef (da Caixa Econômica Federal) e demais bancos, que discutirão questões específicas. Na abertura desses encontros será feito debate sobre isonomia. Há previsão de participação de 820 bancários de todo país, incluindo os delegados eleitos nas Conferências Estaduais e Regionais.

 

Os debates na 9ª Conferência Estadual dos Bancários deixaram clara a tarefa dos trabalhadores na próxima campanha. Temos de resgatar o espírito de luta histórico dos bancários. Participe dos debates nos locais de trabalho e nas assembléias, no processo da Campanha. Lembremos que vitória de todos depende da participação de cada um.

 

Fonte: Janice Miranda Seeb Floripa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram