A Contraf-CUT participa nesta quarta-feira, dia 11, da audiência com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, em Brasília. A reunião, da qual farão parte a CUT e outras entidades sindicais, estava marcada inicialmente para esta terça-feira, dia 10, mas foi adiada pelo Ministério.
A audiência foi anunciada por Garibaldi em 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. “Vamos levar um documento ao ministro, reafirmando a necessidade de humanização das perícias médicas, que foi a principal proposta da CUT e das centrais sindicais na programação de 28 de abril deste ano”, destaca o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Plínio Pavão, que participará do encontro.
“Também pretendemos discutir outras propostas para a melhoria dos serviços do INSS. Entre elas, a exigência de que o perito médico fundamente seu laudo, principalmente se ele for desfavorável ao trabalhador. Outra reivindicação dos sindicatos é que o ministério divulgue uma lista de empresas onde há casos de acidentes de trabalho fatais, que funcionaria como uma publicidade negativa e nos municiaria com informações para cobrar dessas empresas que respeitem as normas de segurança”, salienta o secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Walcir Previtale, que também estará na audiência.
Nova audiência pública
O deputado federal Vicentinho (PT-SP) entrou com pedido de realização de uma audiência pública sobre perícia médica junto à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara dos Deputados. Segundo a assessoria do parlamentar, a Ctasp discutirá se marca a audiência nesta quarta-feira.
A saúde do trabalhador foi pauta de outra audiência pública solicitada por Vicentinho, que ocorreu no último 28 de abril. “Se aprovada, essa nova audiência vai se debruçar sobre a humanização das perícias, convidando inclusive peritos do INSS para debater a questão”, diz Walcir.