(Recife) Dia 10 os trabalhadores do Brasil vão parar em defesa dos seus direitos. A greve, em princípio por três horas, está convocada pelas sete maiores centrais sindicais do país, para pressionar o Congresso a manter o veto presidencial à Emenda 3.
Nesta quarta, 4, diretores do Sindicato, delegados sindicais recém-eleitos ou em exercício, e militantes se reúnem para construir o movimento entre os bancários de Pernambuco. A partir das 19 horas, na sede do Sindicato.
A emenda 3 proíbe que fiscais do trabalho e da previdência multem empresas que fogem da carteira assinada, passando a prerrogativa à Justiça do Trabalho. Lula vetou e, agora, os cerca de 370 deputados e senadores, que votaram à favor da dita, querem derrubar o veto.
No entender do movimento sindical, a emenda praticamente rasga os direitos garantidos pela carteira assinada: férias, 13º salário e FGTS. Segue a lógica empresarial da globalização de reduzir o poder de Estado – até mesmo em fiscalizar. E incentiva as empresas a demitirem funcionários registrados para readmiti-los como prestadores de serviço.
Fonte: Seec PE