Sindicato de Bragan‡a apoia cooperativa de agricultores

(Bragança Paulista) Um grupo de 25 pequenos produtores rurais da região de Bragança Paulista encontrou no cooperativismo a forma ideal para unir esforços e ganhar escala na comercialização de seus produtos. Com apoio do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região e suporte do Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em São Paulo), a Cooperativa da Região Entre Serras e Águas deve eleger a diretoria em assembléia no próximo dia 16 de maio, às 18 horas, na CATI/Regional Bragança (Avenida Dr. José Adriano Marrey Jr., 277-Bragança Paulista).

Desde o início de 2007, o Sescoop-SP vem acompanhando e apoiando o processo de organização dos produtores. Os técnicos da entidade já realizaram seis palestras técnicas e oficinas para ajudar em questões relativas à legislação e gestão do empreendimento. “Dar suporte técnico e fomentar cooperativas é uma de nossas funções. Temos conhecimento para orientar a constituição de cooperativa, de acordo com os preceitos legais e estamos aprimorando a metodologia para oferecer este serviço para mais interessados de diferentes setores da economia”, diz Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop-SP.

A nova cooperativa nasce com um parceiro forte. Até que tenha condições de caminhar sozinha, será incubada pelo Sindicato dos Bancários de Bragança, que dará apoio logístico, na organização da sede, nos custos para formalização e para viabilização do negócio.

O presidente do sindicato, Marcel Barros, vê muitos benefícios no fomento, uma vez que, sistematicamente, os produtores rurais da região ficam à mercê dos atravessadores. “Como nosso sindicato tem por princípio apoiar os trabalhadores em geral, resolvemos fomentar uma cooperativa. Esperamos que o empreendimento possa melhorar a renda e a qualidade de vida no campo, além de ajudar a conter o êxodo rural. Com isso, estará ajudando a reduzir o desemprego na zona urbana e criando condições para que os cidadãos tenham acesso a produtos de melhor qualidade e preços mais justos, para consumidores, entre eles os bancários, e para o homem do campo. É um absurdo comprar hortaliças de outra região, por exemplo, quando produtores da região têm dificuldades para escoar a produção ou estão na mão dos atravessadores, que fazem os alimentos chegar muito mais caros à nossa mesa”, explica.

A cooperativa deve atuar na organização da produção e comercialização de diversos produtos, como frutas e hortaliças, leite, mel e artesanato. Produtores dos municípios de Bragança, Tuiuti, Vargem Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Joanópolis, Piracaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Atibaia serão beneficiados pela iniciativa. O processo de organização da cooperativa conta também com o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/EDR Bragança), técnicos das Casas de Agricultura e do Sindicato dos Servidores Municipais de Bragança Paulista e Região.

O fomento a cooperativas será um dos assuntos abordados pelo Sescoop-SP em evento com prefeitos, no próximo dia 28 de maio. Com apoio do Sebrae-SP e da Easy System,o encontro discutirá aspectos importantes sobre a constituição de cooperativas e terá a apresentação de casos de sucesso. Mais informações pelo fone 11 4034.0893, nos sites www.portaldocooperativismo.org.br. e www.bancariosbraganca.org.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram