(Santo André) Na manhã desta terça-feira, 14, houve atraso na abertura da agência Santo André, onde está localizada a Gerência Regional do Bradesco. A atividade foi contra a postura intransigente do banco em relação aos funcionários e clientes. Houve distribuição de carta aberta à população com orientações sobre os motivos da atividade.
"Os funcionários vivem em clima de terror dentro das agências, sofrem assédio moral e são cobrados constantemente pelo cumprimento de metas absurdas", afirma Élson Siraque, diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco. "Sem falar nas perseguições sofridas por vários bancários na campanha salarial da categoria este ano", complementa Elson.
Aos clientes, o Bradesco oferece um pacote completo, recheado com altas tarifas (em alguns casos cobradas sem avisar), filas, juros nas alturas, enfim, encargos demais e benefícios de menos. O banco ainda manda os clientes pagarem as contas nos correspondentes bancários. Quer dizer, recebe as taxas, mas na hora do atendimento, passa para terceiros.
Após a paralisação, o Bradesco entrou em contato com o Sindicato e se comprometeu a agendar uma reunião com o gerente regional.
Lucros cada vez maiores
O Bradesco é o maior conglomerado financeiro privado do país e bate recordes a cada ano. Somente nos últimos nove meses, a instituição financeira obteve lucro de R$ 3,351 bilhões. Porém, retribui aos responsáveis pelos excelentes resultados da pior forma: desrespeita funcionários, clientes e usuários.
Recentemente o banco foi condenado pela Justiça por "modelo cruel de gestão" contra os empregados. O que, conseqüentemente, também afeta a qualidade do serviço prestado à população.
Fonte: Roberta Alves – Seeb ABC