(São Paulo) A Contraf-CUT e o Unibanco reúnem-se nesta terça-feira, dia 16, às 11h, para discutir as mudanças unilaterais que a empresa promoveu na Remuneração por Resultados (RR) dos bancários. O encontro havia sido solicitado pela Contraf-CUT na semana passada, quando os funcionários deram início aos protestos contra o Unibanco pelas alterações que prejudicam o trabalhador.
“A RR do Unibanco sempre teve problemas, mas as mudanças pegaram os bancários de surpresa porque o banco não negociou com os sindicatos e os funcionários já contavam com o pagamento da Remuneração. Vamos debater nesta terça com a empresa e esperamos disposição da diretoria para negociar”, afirmou Miguel Pereira, secretário de Finanças da Contraf-CUT.
Segundo informativo distribuído aos gerentes no primeiro dia útil do ano, o pagamento da RR será apenas semestral e não haverá mais antecipações mensais como ocorrem hoje. Além disso, a RR será suspensa caso seu valor seja inferior à da PLR conquistada na Campanha Nacional.
“Mesmo com a reunião marcada, a Contraf-CUT orienta aos sindicatos que continuem a mobilizar os bancários do Unibanco. É preciso realizar reuniões e informar os trabalhadores para organizarmos um grande ato de protesto, caso a negociação não apresente avanços”, ressaltou Miguel.
Na reunião com a Contraf-CUT, o Unibanco será representado pelos diretores Marcos Caetano (RH), César Augusto (superintendente de relações do trabalho) e Carlos Sobrinho (gerente de relações sindicais).
Chat sindical
Um dia depois da reunião com o Unibanco, a Contraf-CUT realiza nesta quarta-feira, dia 17, às 10h, um chat com dirigentes sindicais do banco no Brasil inteiro. O link para acessar a sala e a senha já foram enviados pela secretaria da Confederação para os sindicatos e federações.
Fonte: Contraf-CUT