Valor Econômico
Filipe Pacheco
SÃO PAULO – O saldo total das carteiras de financiamento de veículos registrou leve crescimento de 0,3% no ano passado, para R$ 201,7 bilhões, segundo dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). Para este ano, a estimativa é que os financiamentos nessa categoria aumentem 8%.
De acordo com a instituição, o cenário de crédito para veículos no ano passado foi fortemente marcado pelas medidas do governo para incentivar as vendas do setor, como a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Segundo a Anef, verificou-se uma queda na inadimplência, considerando os atrasos acima de 90 dias, no crédito direto para pessoa física (CDC).
Após ter atingido o pico de 6,1% em maio do ano passado, o indicador fechou o ano em 5,3%. “A inadimplência no financiamento de veículos segue abaixo do índice de atraso total de empréstimos para pessoas físicas, que é de 7,9%”, acrescentou.
As taxas médias de juros anuais no segmento também apresentaram queda no período, saindo de 26,21% em 2011 para 19,90% no ano passado.