Nesta segunda-feira (20), o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizou um Dia de Luta contra as demissões no banco HSBC. O ato aconteceu em frente à agência da Avenida do CPA, no prédio onde também funciona a Diretoria Regional do HSBC. Além de Cuiabá, o Dia de Luta também aconteceu em outras cidades no Brasil, como Curitiba, São Paulo e Londrina.
O banco vem realizando demissões injustas, inclusive de funcionários com mais de 20 anos de emprego, muitos deles campeões no cumprimento de metas e que gerenciavam algumas agências melhores ranqueadas no quesito “atingir os objetivos”.
No ato foram distribuídas cartas abertas à população e também foram feitos discursos tanto pelos bancários, como pelos sindicalistas. Os diretores também se reuniram com os funcionários da agência explicando o motivo do protesto, pois o banco deixou, às vésperas do natal, pais e mães de família desempregados injustamente.
“Essas demissões deixaram temerosas, as centenas de bancários que continuam trabalhando no HSBC. Pois se aqueles que já tinham larga experiência e possuíam cargos de gerente de agência foram dispensados, mesmo depois de cumprirem todas as metas, o que estará reservado para os menos experientes e que não alcançam as insuperáveis metas de vendas exigidas pelo banco?”, enfatiza Eduardo Alencar, bancário do HSBC e diretor do SEEB-MT.
De acordo com os dirigentes sindicais do SEEB-MT, a perseguição incessante pelos lucros vem atingindo também, os bancários de bancos públicos como o Banco do Brasil, sendo nos dois casos, há praticas claras de demissões infundadas e sem justa causa.
“O Sindicato está lutando para garantir os direitos dos bancários e não irá se calar diante da pressão, das metas abusivas e da intransigência dos bancos”, afirma o presidente do SEEB-MT e secretário-geral da FETEC/CN, Arilson da Silva.