O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas lança neste mês de abril a primeira edição de seu jornal, já com o logotipo da entidade. A publicação apresenta um balanço da atuação dos movimentos sindical, social e demais setores da sociedade civil que participaram ativamente da luta contra a aprovação do texto original do Projeto de Lei do Senado 555, uma resistência que resultou em avanços significativos no documento que agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados.
Para a coordenadora do comitê nacional, Maria Rita Serrano, a avaliação é muito positiva, já que foi necessária uma grande organização para mobilizar participantes do País inteiro, envolvendo as mais diversas categorias de trabalhadores em defesa das empresas públicas. Representantes das seis centrais que participam da coordenação organizativa do comitê e entidades de apoio, como a Fenae e a Fup, também apresentam suas considerações na edição. Os próximos passos para as ações de resistência na Câmara dos Deputados, bem como orientações para a organização nacional, também estão disponíveis na publicação.
Confira aqui o jornal
Logo – O logotipo do comitê foi elaborado por Lisarb Sena de Mello, que trabalhou com as cores do Brasil e o conceito de união e proteção de um bem maior; no caso, as estatais. A frase escolhida como slogan “Defender as empresas públicas é defender o Brasil” faz referência ao patrimônio dos brasileiros, e foi definida pensando-se a possibilidade de ser utilizada por outros parceiros, como já faz a Petrobras (Defender a Petrobras é defender o Brasil) e pode ser feito pela Caixa, Eletrobrás etc.
Texto PLS 555 – O texto final do PLS 555 aprovado em março na votação do Senado já está disponível no site do PLS 555. É importante conferir e se preparar para a nova etapa de enfrentamento ao projeto privatista, que agora também muda de nomenclatura, já que não se trata mais de projeto de elei do Senado (PLS). “Temos que evitar retrocessos no que já conquistamos e avançar mais. Vamos fortalecer nossa mobilização nas bases, municípios e estados e usar as redes sociais para divulgação”, destaca Rita Serrano.
Acesse aqui o texto do PLS 555